O Morro dos Ventos Uivantes (1847)
Resumo:
O Morro dos Ventos Uivantes (1847) é o único livro da autora inglesa Emily Brontë, e está longe de ser um romance, apesar de ser um clássico da literatura. O livro é extremamente polêmico, e divide opiniões dos leitores: há quem o defina como seu livro favorito, enquanto outros sentem repulsa pela narrativa, que traz paixão e vingança como seus principais arcos.
Premissa
A história segue dois personagens principais: Heathcliff e Catherine Earnshaw, irmãos adotivos e amantes desafortunados. Heathcliff é originalmente apresentado como uma criança abandonada em Liverpool, descrito como sujo, andrajoso, maltrapilho, faminto, não nomeado, sem ter para onde ir, esmolando na rua. Hareton Earnshaw, dono da propriedade dos ventos uivantes, se compadece e leva o menino para casa. Seus filhos, Hindley Earnshaw e Catherine Earnshaw originalmente rejeitam o garoto, mas uma amizade profunda e tempestuosa logo é estabelecida entre Heathcliff e Catherine.
Após a morte de Hareton, o patriarca Earnshaw, Hindley assume o comando da propriedade, e a primeira coisa que faz é isolar Heathcliff com os funcionários da casa, o tratando como tal. Ao longo do tempo priva o órfão de sua educação e o designa tarefas dos criados.
Para o pesar de Heathcliff, nessa época Catherine conhece o jovem Edgar Linton, herdeiro de uma propriedade vizinha ao Morro dos Ventos Uivantes, a Granja dos Tordos. Edgar se apaixona pela jovem, e a pede em casamento. A jovem aceita o pedido, mas encontra-se com o seu coração dividido. Em uma conversa com Nely, criada e narradora da história, confessa seus sentimentos pelo irmão adotivo, mas ao longo da conversa pondera os motivos pelos quais não poderia se casar com ele. Heathcliff ouve apenas uma parte da conversa, e por um desentendimento passa a acreditar que Catherine, por quem era obsessivamente apaixonado, o desprezava. Isso faz com que o protagonista vá embora da região, e Catherine, sem seu amigo e grande amor, acabe por se casar com o herdeiro Linton.
Anos depois, Heathcliff volta ao Morro dos Ventos Uivantes, rico, bem vestido e bem apessoado, atrás de apenas uma coisa: vingança contra aqueles que o desprezaram e o maltratarem. Para saber o que acontece em seguida, apenas lendo o livro. Mas esteja avisado: a trama é complexa, densa, com personagens humanos e cruéis, com um cenário lindo e gótico.
Emily Brontë
Emily Jane Brontë foi uma escritora poetisa britânica, autora do romance Wuthering Heights, hoje considerado um clássico.
Era a segunda irmã mais velha das três sobreviventes irmãs Brontë, entre Charlotte, autora de Jane Eyre, e Anne.
Referências
https://www.lpm.com.br/site/default.aspTroncoID=805135&SecaoID=0&SubsecaoID=0&Template=../livros/layout_autor.asp&AutorID=638470
https://veja.abril.com.br/cultura/emily-bronte-a-curiosa-vida-da-autora-de-o-morro-dos-ventos-uivantes
https://www.youtube.com/watch?v=yE4bH5I1mxc
https://www.youtube.com/watch?v=mOflzD27bMk
https://www.culturagenial.com/livro-o-morro-dos-ventos-uivantes/
https://www.queridoclassico.com/2021/07/raca-classe-heathcliff.html